Dê uma vista de olhos: Três Coisas Sobre a Internet

Datando os primeiros registros da civilização humana, as pessoas já tinham um fascínio por compreender as coisas à sua volta. Graças à sua curiosidade sem fim de aprender e melhorar, muitas coisas têm sido descobertas ao longo dos anos. Dito isto, um exemplo notável seria sem dúvida uma das melhores inovações da tecnologia – a Internet.

Hoje, a Internet tornou-se um centro digital para as pessoas navegarem, permitindo-nos fazer todo o tipo de actividades. Juntamente com a comunicação com pessoas de milhares de quilómetros de distância, agora também podemos transmitir filmes e música, ter aulas online, e até comprar ou vender produtos ou serviços através de mercados online. Agora, embora a Internet se tenha tornado parte integrante das nossas vidas, ainda há algumas coisas que desconhecemos. Bem, para este artigo, vamos abordar três questões sobre as quais muitos de nós já pensaram pelo menos uma vez.

Quem é o dono?

Antes de se tornar o domínio digital que todos nós usamos hoje, a Internet passou por uma viagem e tanto. Foi feita pela primeira vez como um meio para as instituições, nomeadamente as universidades, comunicarem e partilharem informações entre si. Durante este ponto da sua vida, era ainda conhecida como ARPANET, criada pela Agência de Projectos de Investigação Avançada, ARPA, em suma. Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas emprestaram o seu tempo e conhecimentos para melhorar a Internet. Agora, com isso fora do caminho, a quem pertence exactamente?

Embora várias organizações e pessoas tenham feito a sua estrutura e fundação, ninguém é verdadeiramente dono da Internet. Até certo ponto, a propriedade para ela está algures entre todos e ninguém: todos podem aceder a ela, mas ninguém pode certamente chamá-la sua, e pelo aspecto dela, provavelmente vai continuar assim.

Pode Desenvolver uma Consciência?

Temos lido e assistido a inúmeros tipos de histórias ao longo dos anos. Todas elas pertencem aos seus próprios géneros respectivos. Bem, por agora, concentremo-nos na ficção científica. O género sci-fire mostrou-nos muitos futuros possíveis, mas ao mesmo tempo, também nos deixou muitas questões para pensar. Um desses exemplos é a possibilidade das máquinas e da Internet se voltarem contra nós – será que isso vai acontecer?

Com filmes como O Exterminador e A Matriz a ficarem com os louros por abordar assuntos como estes, é seguro dizer que o tópico Homem contra Máquina gerou muitas conversas interessantes. No entanto, para que eles se virem contra nós, devem primeiro precisar de uma consciência. Estudos actuais afirmam que qualquer coisa com numerosas ligações entre elementos, como o nosso cérebro ligando biliões de neurónios, é considerada como tendo uma consciência. Bem, o que mais tem agora um número imenso de fins de interligação? A Internet. Uma vez que a consciência ainda é um assunto não completamente compreendido, é incerto se a Internet irá eventualmente desenvolver uma mente própria. No entanto, as descobertas futuras poderão dar-nos uma resposta mais concreta. Esperemos que assim seja.

O que acontece se cavarmos mais fundo?

Não é segredo que a Internet se tornou uma parte significativa da nossa vida quotidiana. Quase tudo o que queremos ou precisamos pode ser feito com apenas um apertar de um botão, um clique, ou um toque no ecrã. A Internet está agora repleta de vários sites, desde plataformas de redes sociais a serviços de streaming a lojas online. Agora, embora estes sejam sem dúvida investimentos que beneficiam quase todos, estas não são as únicas coisas que podemos encontrar na Internet. A questão é, será que queremos realmente mergulhar mais fundo?

Neste momento, quase toda a gente conhece a Teia Escura. Uma maneira de olhar para a Internet é que ela é semelhante a um iceberg. As coisas habituais que vemos são encontradas na Teia Sombra, que é apenas a ponta do iceberg. A Teia Escura, por outro lado, supostamente cobre a maior parte da Internet, embora não seja de fácil acesso. Depois de ter todas as coisas necessárias, como um navegador dedicado, pode agora explorar a Teia Escura – mas tenha cuidado. Coisas sombrias acontecem lá em baixo, por isso é melhor manter-se completamente afastado dela.

Créditos Fotográficos:

Cover: Ales Nesetril on Unsplash

P1: Nastya Dulhiier on Unsplash

P2: Compare Fibre on Unsplash

P3: geralt/Pixabay

Advertisement